OAB pede ao STF garantia de sigilo no caso Master

Últimas atualizações em 15/03/2026 – 09:40 Por Gazeta do Povo | Feed


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando providências para preservar o sigilo das comunicações entre advogados e seus clientes no âmbito das investigações relacionadas ao chamado caso Master. A informação foi divulgada pela entidade na quinta-feira (12).

O pedido foi encaminhado ao ministro André Mendonça após a divulgação de conversas entre investigados e seus advogados que teriam sido obtidas durante apurações da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.  

No documento, a entidade afirma que comunicações dessa natureza devem permanecer protegidas pelo sigilo profissional, mesmo quando localizadas em dispositivos ou documentos apreendidos durante investigações. Segundo a OAB, o sigilo entre advogado e cliente é uma garantia essencial ao direito de defesa e ao equilíbrio do devido processo legal.

“Ainda que tais comunicações tenham sido eventualmente encontradas em dispositivos ou documentos pertencentes ao investigado, é certo que, por envolverem comunicação direta entre advogado e cliente, deveriam permanecer resguardadas pelo sigilo profissional e pelo regime de confidencialidade inerente ao exercício da defesa técnica”, registrou a OAB em ofício enviado no dia 6 de março.

VEJA TAMBÉM:

  • OAB renova pedido para extinguir o inquérito das fake news em reunião com Fachin

OAB pede retirada de diálogos do processo 

A entidade também solicitou ao STF a adoção de medidas para garantir a preservação das comunicações protegidas por lei. Entre os pedidos estão o desentranhamento — ou retirada dos autos — de eventuais diálogos que envolvam comunicação entre advogados e clientes.  

Além disso, a OAB pediu a apuração de possível vazamento de informações constantes no processo e reforçou a necessidade de assegurar a inviolabilidade das comunicações entre defensor e constituinte.  

Para a instituição, a confidencialidade das conversas entre advogado e cliente constitui uma garantia constitucional ligada ao exercício da advocacia e ao próprio funcionamento do sistema de Justiça.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).