No Pará garimpeiros desafiam as Forças Armadas

Garimpeiros tentaram impedir um comboio do Exército e da Força Nacional de apoiar operação da Polícia Federal, de combate a garimpos ilegais dentro da Terra Indígena Kayapó, no Pará. O grupo interditou a rodovia PA-287, entre as cidades de Cumaru do Norte e Redenção, no sul do estado.

Uma ponte foi queimada e uma retroescavadeira foi utilizada para abrir um buraco na estrada, de acordo com a Prefeitura de Cumaru do Norte. O prefeito da cidade, Nego (MDB), chegou a tentar mediar a eminência de conflito no local, ocorrida na segunda (23).

A operação da PF utiliza helicópteros para chegar às áreas exploradas ilegalmente. Na tarde de segunda (23), agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis queimaram maquinários no garimpo conhecido como Maria Bonita, que fica dentro de área indígena. Os garimpeiros ilegais fugiram antes da chegada da equipe.

No último sábado (21), as equipes apreenderam três caminhões, que levavam cerca de 59 mil litros de diesel, combustível que seria utilizado pelo garimpo ilegal na área indígena. É a segunda apreensão de carga ilegal feita na mesma região, apenas no início deste segundo semestre.

Taymã Carneiro, TV Liberal, G1 PA — Belém, Rede GNI