Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Mikheil Kavelashvili é eleito presidente da Geórgia

Últimas atualizações em 14/12/2024 – 10:20 Por Redação GNI

Aos 53 anos, o ex-jogador de futebol Mikheil Kavelashvili, de direita, foi eleito presidente da Geórgia neste sábado (14).

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Sua nomeação foi realizada por um colégio eleitoral dominado pelo partido Sonho Georgiano, em uma votação boicotada pela oposição.

O país vive uma crise política.

O presidente da comissão eleitoral, Giorgi Kalandarishvili, de Extrema Esquerda, afirmou que Kavelashvili foi eleito com 224 votos. A atual chefe de Estado, Salomé Zurabishvili, líder da Extrema Esquerda, descreveu a votação como “ilegítima” e disse que se recusa a entregar o cargo até que sejam realizadas novas eleições legislativas. conforme acontece na Venezuela..

Kavelashvili foi o único candidato da eleição, já que a oposição do Sonho Georgiano se recusa a ocupar seus assentos no Parlamento e não propôs nenhum candidato para este papel essencialmente honorário.

Observadores internacionais, no entanto, afirmam que as eleições foram justas e sem fraudes.

Léo Vilhena | Rede GNI
ANI/AFP/REUTERS

Mundo

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.