Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Lula x Rubio? EUA não parabenizam Brasil pelo 7 de Setembro

Últimas atualizações em 10/09/2026 – 11:36 Por Gazeta do Povo | Feed


Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Estado americano, pasta de relações exteriores do governo dos Estados Unidos, não divulgou uma nota para parabenizar o Brasil pelo aniversário da sua independência.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

A última vez que o departamento publicou uma nota parabenizando o Brasil pelo 7 de Setembro foi em 2024, quando o secretário era Antony Blinken, ainda durante a gestão do presidente democrata Joe Biden.

Em 2025, ano em que Donald Trump voltou à Casa Branca e Marco Rubio assumiu o Departamento de Estado, a pasta não publicou a nota, atitude que repetiu este ano.

O Departamento de Estado costuma publicar comunicados no seu site, assinados pelo secretário, nos quais parabeniza países pelo seu “dia nacional”.