Itália perde para a Bósnia e está fora da terceira Copa seguida
Seleção italiana joga com um homem a menos desde o final do primeiro tempo, leva o empate no segundo e perde nos pênaltis
Últimas atualizações em 01/04/2026 – 02:46 Por Redação GNI
Itália não vai disputar a Copa do Mundo. Pela terceira vez seguida. Ausente das edições de 2018 e 2022, a seleção italiana — tetracampeã mundial — ficará fora também em 2026, depois de perder a vaga para a Bósnia nesta terça-feira, com derrota por 4 a 1 nos pênaltis. O jogo acabou empatado em 1 a 1 no tempo normal mais prorrogação, no estádio Bilino Polje, em Zenica, no confronto decisivo pela repescagem das Eliminatórias da Europa.
Ogo da Itália foi marcado pelo atacante Moise Kean, aos 14 minutos, mas o zagueiro Bastoni foi expulso no final do primeiro tempo. A Bósnia empatou aos 33 minutos do segundo tempo, com o atacante Tabakovic. Esposito e Cristante erraram suas cobranças.
Uma das maiores vencedoras da Copa do Mundo, com quatro títulos, e uma das seleções com mais participações no torneio, a Itália ficará fora da competição pela terceira vez seguida. As outras foram em 2018 e 2022. É a primeira vez que isso acontece com uma equipe que conquistou pelo menos um título da Copa.
Bósnia no Grupo B
Presente no Mundial de 2014, a Bósnia entrará no Grupo B da Copa de 2026, que já tinha Canadá, Catar e Suíça. O primeiro jogo dos bósnios será contra a seleção canadense, no dia 12 de junho, em Toronto. A segunda partida será no dia 18, contra a Suíça, em Los Angeles, e o terceiro compromisso pela fase de grupos será no dia 24, contra o Catar, em Seattle.
As outras europeias classificadas
A Europa conheceu hoje as suas últimas quatro seleções a se classificarem para a Copa do Mundo. O continente terá ao todo 16 representantes no torneio deste ano: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia.


A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common