Erros nas manchetes dos jornais e sites são ‘normais’ por causa da ‘louca rotina’

Repare bem neste erro na manchete do jornal O Globo e site globo.com deste domingo, 13/02:


Escreveram POLÍTICA em lugar de POLÍCIA

Erros deste natureza não deveriam acontecer… mas acontecem.

Quem não conhece ou não está familiarizado com a ‘louca rotina’ de uma redação de jornal físico (papel) ou até mesmo de uma redação de um jornal online (site), não imagina o por que estes erros acontecem.

LOUCA ROTINA

Da reunião de pauta (onde são definidas as histórias a serem contadas), à revisão de pauta, ao garimpo (pesquisa ou coleta de informações), à construção, produção, definição de manchete, 1ª revisão, 2ª revisão, revisão do jurídico, revisão final do editor, finalização, postagem (são no mínimo 12 rotinas para fazer uma única postagem) e compartilhamento (em redes sociais), todo esse longo processo as vezes levam de 10 a 15 minutos (quando se trata de plantão ou notícia urgente, por isso os erros), mas em geral levam até 2 horas a finalização de cada reportagem online, e 24 horas ou até dias de coletas, reportagem de jornal físico.

A reportagem “Samu – Uma família de socorristas“, que me concedeu o prêmio Vladimir Herzog da União Brasileira de Profissionais de Imprensa, eu levei 3 dias para finalizar.

Cada redação tem a sua própria rotina e cada site tem o seu ‘esquema’ de trabalho, e na maioria das vezes esse processo depende de 2, 5, 10 ou 25 profissionais. Cada estrutura é personalizada.

Erros não deveriam acontecer em uma redação de um jornal, mas eles acabam acontecendo por causa da louca rotina e a pressão por contar e publicar histórias.

Léo Vilhena | Rede GNI
Jornalistas e Editor-Chefe


 

Leia Também

Paulo Cupertino: Depois da prisão, o choro…

Leia Mais

Vasco vence o Bahia com o Caldeirão ‘fervendo’

Leia Mais