Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Equador deixa bloco criado com Cuba, Nicarágua e Venezuela

Últimas atualizações em 24/06/2026 – 00:15 Por AFP


O governo do Equador formalizou nesta terça-feira (23) a saída do país do chamado Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos, conhecido como Sucre, mecanismo criado em 2009 por governos aliados da esquerda latino-americana, entre eles os de Cuba, Venezuela e Nicarágua, para facilitar o comércio entre os países membros sem o uso do dólar.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

A decisão que retirou o país do mecanismo foi assinada pelo presidente Daniel Noboa, de direita, após aprovação pela Assembleia Nacional, o Parlamento do país. O mecanismo havia sido adotado pelo Equador durante o governo de Rafael Correa (2007-2017).

Para Noboa e seus aliados, a permanência no Sucre tinha se tornado um custo sem utilidade prática. A deputada governista Lucía Jaramillo afirmou que o sistema estava ligado a suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro.

“Em teoria, soava moderno, mas na prática foi mais um ato de corrupção do correísmo (movimento político de Rafael Correa)”, disse Jaramillo.

Segundo a parlamentar, o mecanismo não é usado desde 2019, embora o Equador tenha colocado mais de US$ 2 milhões em um fundo mantido em um banco da Venezuela. Ela afirmou que ainda não há respostas claras sobre o destino desses recursos.

Jaramillo também acusou o Sucre de ter sido usado pelo empresário colombiano Alex Saab, apontado como operador financeiro do regime de Nicolás Maduro, para lavar dinheiro.

Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Mundo