Em universidade dos EUA, filha de brasileira declama poema de exaltação à morte de Charlie Kirk

Últimas atualizações em 30/10/2026 – 13:02 Por G1 Mundo

Isabela, estudante da Universidade do Texas, declamou poema zombando da morte de Charlie Kirk — Foto: Reprodução/Redes sociais

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

A estudante Isabela Casahuga-Lemgruber, filha de uma brasileira e de um espanhol, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (30), por ter declamado um poema que exalta a morte do ativista conservador Charlie Kirk. Ele foi assassinado em 10 de setembro de 2025, com um tiro no pescoço, durante um evento universitário no estado de Utah (EUA).

A aluna apresentou os versos de ironia em um contexto semelhante ao da morte do ativista: uma reunião pública na Universidade do Texas de San Antonio, organizada pela Turning Point USA, instituição fundada por Kirk. Direcionou-os especialmente a Christian Collins, ativista conservador que estava no palco e que havia dado o microfone para qualquer um fazer perguntas de política.

No poema, que é uma paródia da canção natalina “Twas the Night Before Christmas”, Isabela substitui “Natal” por “Kirkiversary” (combinação do sobrenome de Kirk com a palavra em inglês anniversary — aniversário ou data comemorativa). A morte do ativista completou 1 ano no último mês.

A estrutura, o ritmo e os versos iniciais do texto tradicional mantêm-se preservados, mas os elementos natalinos são trocados por referências ao assassinato (leia a tradução na íntegra mais abaixo).

"Era a véspera do Kirkiversário/ e, por toda a casa,/ nenhuma criatura se agitava,/nem mesmo um rato. //As bandeiras estavam hasteadas com orgulho,/os memes, todos a postos,/enquanto nos lembrávamos solenemente de um tiro no pescoço.//", expressa uma das estrofes.

Isabela se apresenta como “Pamper Baby”, diz que é imigrante, que tomou Plan B (marca de pílula do dia seguinte) e que não queria fazer uma pergunta, e sim ler um texto inspirado "no direito à liberdade de expressão".

Olhando para o celular, rindo e com as mãos tremendo, ela declama o poema e finaliza com um comentário dirigido a Collins: afirma que ele era “corajoso” por estar no evento universitário sem proteção no pescoço (parte do corpo onde Kirk foi baleado).

Exposição na internet e especulações de punições

Desde que o vídeo da apresentação de Isabela viralizou, a vida pessoal dela foi exposta na internet, com dados sobre sua trajetória escolar, informações sobre a casa onde mora e fotos ao lado de sua família. A reportagem tentou conversar com a aluna, mas todas as redes sociais dela foram trancadas após a repercussão do caso. O espaço continua aberto para futuras manifestações da defesa de Isabela.

Nas redes sociais, posts de grupos conservadores afirmam que a jovem teria sido expulsa da universidade por causa do poema de exaltação à morte de Kirk. O g1 entrou em contato com a instituição de ensino para verificar se a aluna realmente sofreu alguma punição, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta reportagem.

Ao jornal texano "San Antonio Express-News", um porta-voz da Universidade do Texas disse que o vídeo de Isabela não reflete os valores defendidos pelo órgão de ensino. Declarou também que há um processo disciplinar estudantil em curso, mantido sob sigilo por causa da lei de privacidade.

Há também uma especulação de que a estudante, por ter se apresentado como “imigrante” (não se sabe se a referência era a ela própria ou só à família, já que a mãe é brasileira e o pai é espanhol), seria deportada pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos). O órgão também foi acionado pelo g1, mas ainda não se pronunciou.

Leia o poema de Isabela no idioma original e veja a tradução:

Original, em inglês:

"It was the night before the Kirkiversary

and all through the house

not a creature was stirring

not even a mouse //

The flags were hung proudly

the memes all on deck

as we solemnly remembered

a shot to the neck //

The podcast fell silent

the hot takes grew weary

for tomorrow dear friends

is the great Kirkiversary."

Tradução para o português:

"Era a véspera do Kirkiversário

e, por toda a casa,

nenhuma criatura se agitava,

nem mesmo um rato. //

As bandeiras estavam hasteadas com orgulho,

os memes, todos a postos,

enquanto nos lembrávamos solenemente

de um tiro no pescoço. //

O podcast ficou em silêncio,

as opiniões provocativas se cansaram,

pois amanhã, queridos amigos,

é o grande Kirkiversário."

Atentado a Charlie Kirk: imagens inéditas de brasileiros que presenciaram o assassinato

Funeral do influenciador americano Charlie Kirk reúne quase 100 mil pessoas

Fonte: G1 Mundo

Mundo