Compartilhamento de notícias entre agências e portais de notícias é absolutamente normal

Leigos, haters ou aqueles que não entendem como funciona a ‘máquina do jornalismo’ insinuam e até falam maldosamente que compartilhar uma matéria já publicada em outra agência ou portal de notícias, não é jornalismo.

Pura fantasia.

É um das muitas fases do jornalismo e até para compartilhar existe um ‘mecanismo’, não é feito de qualquer maneira.

  1. Primeiro se verifica no Google Trends o que está em ‘alta’ no Brasil e no mundo;
  2. Escolhida a reportagem a ser compartilhada, verifica-se a integridade e honestidade da notícia e do portal ou agência de notícias;
  3. Verifica-se se você tem acordo, autorização e liberdade de compartilhar e re-publicar aquela matéria ou reportagem daquele site, agência ou portal;
  4. Verifica-se em sites específicos se aquela reportagem não está indicada como ‘fake news’;
  5. Escolhida a reportagem e tudo estando ok até aqui, revisava-se toda a reportagem para verificar se não existe ‘fake news’ dentro do texto (corpo da reportagem);
  6. Verifica-se as dimensões das fotos (capa ou corpo) se estão nos limites aceitáveis e dentro dos limites da web.
  7. Finaliza-se todo esse trabalho editando, revisando e programando (ajustando) dentro do site que vai receber aquela reportagem compartilhada, por que cada site tem as suas especificações, dimensões e tags.

Compartilhar uma reportagem não se resume ao famigerado ‘copiar e colar’, em jornalismo existe uma técnica e um mecanismo para o compartilhamento de informações.

Todos os sites, portais e agências de notícias, sem exceção de nenhum, usa o recurso do compartilhamento de reportagens. Vamos resumir à três exemplos:


G1 compartilhando da France Presse

R7 compartilhando da AFP

ISTOÉ compartilhando do jornal alemão Deutsche Welle

É absolutamente normal, dentro do jornalismo, compartilhar reportagens, matérias ou postagens de outros sites. Apenas cuidado ao compartilhar imagens, elas tem leis específicas e direitos autorais.

Léo Vilhena | Rede GNI
Jornalista