Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Colômbia denuncia Equador por interferência política após vídeo

Últimas atualizações em 31/05/2026 – 02:32 Por Gazeta do Povo | Feed

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia subiu o tom contra o presidente do Equador, Daniel Noboa, classificando como “enganosa” a suspensão das tarifas sobre produtos colombianos. O caso desencadeou uma crise diplomática após o governo de Gustavo Petro denunciar uma interferência direta e deliberada de Noboa no processo eleitoral colombiano.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

“Essa intromissão de um líder estrangeiro no futuro democrático de outro Estado constitui uma violação flagrante do princípio da não intervenção nos assuntos internos, uma ameaça à soberania nacional e um ataque ao sistema democrático”, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia. O gabinete de Noboa ainda não comentou a acusação.

VEJA TAMBÉM:

  • Colômbia vai eleger aliado de Trump e Milei?

  • Petro é alvo de inquérito por interferência nas eleições

A acusação de ingerência política veio com após formato e o momento escolhidos pelo líder equatoriano. Noboa anunciou a retirada das taxas durante uma videochamada gravada com o candidato presidencial da direita, Abelardo de la Espriella.

LO vídeo foi amplamente divulgado nas redes sociais a dois dias do primeiro turno das eleições presidenciais colombianas, o que o governo de Gustavo Petro interpretou como uma tentativa clara de favorecer a oposição e influenciar o resultado das urnas.

Além do palanque eleitoral improvisado, a diplomacia colombiana rejeitou veementemente a narrativa de Noboa de que a isenção tarifária, prevista para vigorar a partir de 1º de junho, seria um gesto de “boa vontade”.

O governo colombiano esclareceu que a decisão do Equador não passa de uma obrigação jurídica, respondendo a uma ordem coercitiva da Secretaria-Geral da Comunidade Andina. O bloco econômico regional havia determinado que ambos os países retirassem as barreiras comerciais, estabelecendo um prazo oficial que expirou no último dia 21 de maio.

Segundo o comunicado de Bogotá, “mascarar” a imposição legal como uma concessão voluntária distorce a realidade institucional e prejudica as relações bilaterais.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).