Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Cardeal Zuppi volta à Rússia em missão do Vaticano para libertar prisioneiros ucranianos

Últimas atualizações em 29/09/2026 – 12:22 Por AFP


O cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, foi novamente nomeado como enviado papal à Rússia. O Papa Leão XIV designou Zuppi para liderar uma delegação do Vaticano à Rússia de 28 a 30 de setembro para defender a libertação de prisioneiros ucranianos em meio à guerra russo-ucraniana em curso. De acordo com a Vatican News, esta será a terceira visita de Zuppi à Rússia em nome do papa para avançar os esforços humanitários de paz do Vaticano. O Papa Francisco o nomeou como enviado de paz em 2023 e 2024.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Zuppi explicou que sua visita à Rússia em nome da Santa Sé visa apoiar os esforços relacionados aos prisioneiros de guerra e crianças separadas de suas famílias. Ele também disse que sua missão reflete a preocupação do Papa Francisco e agora do Papa Leão com os afetados pelo conflito.

“Tudo isso faz parte da missão humanitária confiada a mim inicialmente pelo Papa Francisco e posteriormente confirmada pelo Papa Leão XIV”, disse o cardeal à agência de notícias russa Tass. “Estamos avaliando todos os pedidos vindos tanto do lado ucraniano quanto do russo, dentro do quadro do diálogo já iniciado.”

“Desejamos desenvolver ainda mais este diálogo, conscientes do sofrimento causado pela guerra, e buscamos contribuir para levá-la ao fim”, acrescentou.