Ataque a tiros deixa 1 morto e 4 feridos na Cidade Velha de Jerusalém

Um israelense morreu e quatro ficaram feridos em um ataque a tiros perto da entrada da Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo (21).

A vítima é um homem de 30 anos e, entre os feridos, estão dois policiais. O agressor, um palestino de 42 anos que morava em Jerusalém Oriental, foi morto pela polícia.

A Esplanada das Mesquitas é um santuário conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário. Em sua parede externa fica o Muro das Lamentações.

A Esplanada das Mesquitas ocupa 14 hectares na parte elevada da Cidade Velha de Jerusalém, na parte oriental da cidade, no setor palestino que foi ocupado e anexado por Israel.

Israel capturou Jerusalém Oriental, incluindo a Cidade Velha e seus locais sagrados cristãos, muçulmanos e judeus, junto com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, na guerra de 1967.

A maioria da comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental, que é reivindicada pelos árabes como a futura capital da Palestina.