Agente penitenciário agride e ameaça de morte um adolescente

O agente prisional Amilton José Monteiro Carvalho aparece em um vídeo agredindo um jovem de 18 anos em Padre Bernardo, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal. Nas imagens é possível ver que, segurando um revólver, ele dá socos, chutes e coronhadas no rapaz. O caso foi registrado na Polícia Civil, que já o encaminhou à Justiça.

À TV Anhanguera, o agente admitiu que agrediu o jovem e justificou a atitude afirmando que estava defendendo o filho que, segundo ele, havia sido agredido dias antes pelo rapaz.

“Eu entendo que aquela atitude minha, naquele momento, foi bem exagerada. Não precisava daquilo. Eu me arrependi. Já fui à delegacia e prestei os esclarecimentos”, afirmou.

Em nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que o agente é servidor da prefeitura cedido ao estado e que, no momento da agressão, ele estava de folga e portava uma arma de uso particular. O órgão afirmou ainda que “serão instaurados procedimentos administrativos que o caso requer e, se for o caso, o agente será afastado de suas funções ou devolvido à administração municipal”.

Já a Prefeitura de Padre Bernardo disse que o servidor está emprestado ao estado desde 2011 e que o município repudia e censura todo e qualquer ato de abuso de autoridade. “Eventuais transgressões desta natureza deverão ser apuradas em processo regular”, informou em nota.

Millena Barbosa e Giliardy Freitas, G1 GO e TV Anhanguera, Rede GNI