A montanha-russa mais rápida do mundo

Em pleno deserto, na Arábia Saudita, a Falcon’s Flight surge como uma miragem. Ela não está lá ainda, de verdade, mas a promessa de que será a mais longa, mais alta e mais rápida montanha-russa do mundo já é capaz de colocar o pais, até pouco tempo atrás um destino pouco aberto a visitantes estrangeiros não praticantes do islamismo, na rota das caravanas de amantes de parques temáticos.

Essa trinca de recordes poderá ser confirmada em 2023, data prevista para a inauguração da atração. Ela será o principal destaque do Six Flags Qiddiya, parque temático em Qiddiiya, uma espécie de “cidade turística” que está sendo construída do zero, nos arredores da capital Riad.

Segundo os responsáveis pelo empreendimento, os trilhos da Falcon’s Flight (“Voo do Falcão”) se estenderão por cerca de quatro mil metros, quase o dobro da atual recordista, a montanha-russa Steel Dragon 2000, que tem 2.479 metros de comprimento e fica no parque Nagashima Spa Land, na cidade de Kuwana, no Japão.

O recorde de altura será tomado da Kingda Ka, cujo ponto máximo atinge 139 metros acima do solo, e que fica no Six Flags Great Adventure, em Jackson, Nova Jersey. O brinquedo saudita atingirá uma altura máxima de 160 metros, quando os trilhos passarão sobre um dos grandes penhascos naturais que circundarão o parque.

Depois de um rápido passeio sobre esse platô, o carrinho, que terá capacidade para 20 passageiros, será jogado numa descida vertical, acompanhando o paredão rochoso e terminando num túnel, com muitos efeitos de luz. Neste momento, a velocidade chegará a 250 km/h, quebrando o recorde atualmente ostentado pela Formula Rossa, montanha-russa no Ferrari World, em Abu Dhabi, que já começa seu trajeto lançando os visitantes a 240 km/h.

Mas ao contrário da atração nos Emirados Árabes Unidos, que tem seu pico de velocidade bem no início, a Falcon’s Flight terá três pontos de aceleração magnética ao longo, que permitirá uma maior mudança de velocidade e picos de aceleração ao longo de todo o passeio, que terá três minutos de duração.

A montanha-russa saudita está sendo desenvolvida pela Intamin Amusement Rides (responsável também pelas recordistas Formula Rossa e Kingda Ka, entre outras montanhas-russas extremas pelo mundo) e será uma das 28 atrações do Six Flags Qiddiya, um parque de diversões que terá a própria Arábia Saudita como tema.

AIN, O Globo, Rede GNI