Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

A China escolheu este país para virar sua vitrine de transporte

Últimas atualizações em 14/04/2026 – 02:26 Por Gazeta do Povo | Feed


A China tem um plano para a Nicarágua: transformar o país centro-americano em uma referência de transporte público na América Latina nos próximos anos.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Para isso, desde 2023, Pequim enviou ao país, que vive sob o regime de Daniel Ortega, mais de 2.280 ônibus da marca Yutong, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, GPS em tempo real e sistema automatizado de cobrança de tarifas. O mais recente lote, de 180 micro-ônibus, foi entregue em fevereiro deste ano em cerimônia em Manágua. Outros 420 ainda estão por vir, o que elevará a contribuição chinesa a 600 unidades para a Nicarágua apenas neste ciclo de entregas.

No total, contando também doações anteriores feita ao regime de Ortega pela Rússia e pelo México, a Nicarágua já acumulou uma frota de 4.610 ônibus e micro-ônibus desde que o regime sandinista de Ortega retornou e se apossou do país, em 2007. Antes disso, o país operava com veículos velhos comprados pelos próprios transportadores, sem qualquer apoio estatal.

A relação do regime comunista da China com a Nicarágua mudou de rumo em 2021, quando a ditadura de Ortega rompeu relações que mantinha com Taiwan e restabeleceu laços diplomáticos com Pequim. Desde então, os investimentos e doações feitos pela China, especialmente na infraestrutura da Nicarágua, passaram a ser vistos por analistas como parte da estratégia chinesa para ampliar sua influência na América Latina.

O momento dessa transformação, porém, é delicado. A Nicarágua está neste momento na mira das pressões dos Estados Unidos, de Donald Trump, que mantêm sanções contra o regime de Ortega e observam com crescente desconforto o aprofundamento dos laços entre Manágua e Pequim. Para Washington, a presença chinesa cada vez mais consolidada no “quintal americano” é um sinal de alerta.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).