Presidente do Equador acusa Petro de integrar rede de narcotráfico

Últimas atualizações em 23/10/2026 – 19:53 Por AFP


O presidente do Equador, Daniel Noboa, acusou o ex-presidente esquerdista colombiano Gustavo Petro de integrar uma organização criminosa envolvida com narcotráfico e lavagem de dinheiro. A declaração foi dada nesta quinta-feira (22), em entrevista à revista colombiana Semana, após Petro criticar a prisão de Luisa González, ex-candidata presidencial da esquerda equatoriana investigada por suspeitas de financiamento eleitoral ilegal.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

“Estamos desmantelando uma grande estrutura de narcotráfico e lavagem de dinheiro que inclui o ex-presidente Petro. Por isso ele enlouquece e faz comentários assim”, afirmou Noboa.

A acusação ocorreu depois que Petro saiu em defesa de González, aliada do ex-presidente socialista Rafael Correa. A ex-candidata foi detida na madrugada desta quinta-feira durante uma operação do Ministério Público equatoriano que investiga supostas irregularidades no financiamento de sua campanha presidencial de 2023.

Em publicação na rede social X, Petro acusou Noboa de perseguir adversários políticos e questionou a legitimidade das eleições equatorianas.