Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Partido de Putin vence eleição para Parlamento fantoche da Rússia

Últimas atualizações em 21/09/2026 – 10:13 Por AFP


Conforme esperado, o Rússia Unida, partido do ditador Vladimir Putin, venceu as eleições para a Duma, a câmara baixa do Legislativo do país, realizadas entre sexta-feira (18) e domingo (20).

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Com 95% dos votos apurados, a legenda está com 58% dos votos e já conquistou 355 cadeiras, bem acima das 226 necessárias para ter maioria na casa e somando 31 a mais na comparação com a eleição de 2021.

A vitória do partido de Putin já era esperada porque, além de denúncias de fraude e coerção, eleições na Rússia são marcadas por vetos das autoridades a candidatos e partidos que façam oposição real ao ditador.

O Yabloko, único partido político registrado na Rússia que se opõe à guerra na Ucrânia, chegou a ingressar na disputa, mas a Suprema Corte russa ordenou em agosto a remoção da legenda das cédulas eleitorais. Candidatos do partido ainda concorreram de forma isolada.