Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Mesmo ministro suspende Deltan e recupera Garotinho

Últimas atualizações em 20/09/2026 – 19:41 Por Gazeta do Povo | Feed

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi o relator de duas decisões recentes e opostas na aparência, mas ligadas por um mesmo princípio institucional.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Em uma delas, suspendeu a campanha de Deltan Dallagnol (Novo) ao Senado pelo Paraná. Na outra, restabeleceu os direitos de campanha de Anthony Garotinho (Republicanos) ao governo do Rio de Janeiro.

Nos dois casos, o ministro interveio em decisões de tribunais regionais eleitorais que haviam se pronunciado sobre candidaturas sub judice. No caso de Dallagnol, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) havia deferido o registro de candidatura.

No caso de Garotinho, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) havia restringido o acesso do candidato a recursos públicos e ao horário eleitoral gratuito.