Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Governo de esquerda do México estuda libertar presos preventivos e condenados por roubo

Últimas atualizações em 19/08/2026 – 20:43 Por AFP


O governo do México, liderado pela presidente esquerdista Claudia Sheinbaum, está estudando mudanças jurídicas para facilitar a libertação de pessoas presas por roubo e outros delitos considerados “menores”, além de detentos que estão presos ainda sem receber sentença.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

O anúncio foi feito pela própria Sheinbaum durante uma coletiva de imprensa realizada no último dia 11. Na ocasião, ela falava sobre a superlotação do sistema penitenciário mexicano e apresentou a medida como uma forma de reduzir a pressão sobre os presídios.

Sheinbaum disse que seu governo trabalha neste momento em duas frentes para enfrentar o problema da superlotação. Uma delas envolve a análise da situação de pessoas detidas por roubo ou infrações “de menor gravidade” e de presos que continuam privados de liberdade apesar de ainda não terem sido julgados definitivamente.

“Estamos trabalhando em duas áreas: uma por meio de Luisa María Alcalde, a consultora jurídica (do governo mexicano), para poder gerar as liberações de pessoas que estão presas por roubo, por delitos menores e que continuam presas, ou pessoas que não têm sentença e que ainda estão detidas”, afirmou a presidente.