Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

TSE admite ação que pede inelegibilidade de Lula e Alckmin

Últimas atualizações em 17/08/2026 – 16:33 Por Gazeta do Povo | Feed


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, admitiu o processamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) apresentada pelo partido Novo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), candidatos à reeleição.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

O partido acusa a dupla de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por causa do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026.

A escola levou à Marquês de Sapucaí, em 15 de fevereiro, um enredo dedicado à trajetória pessoal e política de Lula.

Segundo o Novo, o desfile recebeu R$ 9,65 milhões em recursos públicos dos municípios de Niterói e Rio de Janeiro, do governo do Rio de Janeiro e da Embratur.