Advogado de Ciro Nogueira que ele recebeu mesada do Master
Últimas atualizações em 09/05/2026 – 07:44 Por Gazeta do Povo | Feed
Um dia depois de ter sido alvo da Polícia Federal, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) corre para conter os danos à sua imagem. Em declarações públicas, o parlamentar falou das tentativas de “manchar sua honra” em ano eleitoral, ao mesmo tempo em que seu advogado de defesa negou veementemente o recebimento de “mesada” do Grupo Master.
O presidente nacional do PP teria recebido uma mesada estimada em R$ 300 mil a R$ 500 mil do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em troca de sua atuação parlamentar, sobretudo na apresentação da “emenda Master”. As descobertas vieram de dois celulares do banqueiro, encontrados e periciados pela PF.
VEJA TAMBÉM:
Ciro Nogueira é alvo de operação por mesada do Master

A mesada de Ciro Nogueira
Ciro declarou nesta sexta-feira que as denúncias são um ataque a seu capital político em ano eleitoral. Para o parlamentar, sua popularidade seria o motivo das suspeitas e da operação. “Tentam de todas as formas parar quem lidera em intenção de votos”, disse.
Para o advogado especialista em defesa de acusados de corrupção Antônio Carlos de Almeida Castro, popularmente conhecido como Kakay, o envolvimento do senador não foi comprovado porque o dinheiro não teria sido depositado em sua conta.
“É até bom que se quebre o sigilo bancário do senador. Há sempre uma preocupação das pessoas com o sigilo bancário, mas neste caso será bom porque gerará prova negativa”, disse Kakay em entrevista à CNN.
Ele disse ainda que medidas defendidas pelo senador no Congresso Nacional, como a ampliação do Fundo Garantidor de Crédito, teriam como beneficiário o próprio correntista do banco – não a instituição Master. Este discurso também integrou as falas do senador nesta sexta-feira, dizendo que havia muitos anos que seu valor não era corrigido.
Quem é Kakay
Advogado de celebridades e ele próprio uma figura pitoresca, Kakay ficou conhecido por defender políticos em casos vultosos de suspeita de corrupção, como o do Mensalão, da Lava Jato e do Petrolão, no âmbito do Supremo Tribunal Federal.
O advogado já defendeu o ex-presidente José Sarney e sua filha Roseana, Itamar Franco, Antônio Carlos Magalhães, Aécio Neves, José Dirceu, Paulo Maluf e o publicitário Duda Mendonça – a quem conseguiu absolver após acusação de recebimento de propina do chamado “Valerioduto”.
Mesmo procurado por políticos de todos os espectros, Kakay integra o grupo Prerrogativas, mais identificado com a ideologia de esquerda. “Defendo todos que, num momento ou outro, estão enrolados com a Justiça”, declarou.
No dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve a prisão preventiva decretada, em novembro, Kakay gravou um vídeo em que estoura uma garrafa de espumante em Paris. “Viva a vida, viva Paris, viva o Poder Judiciário”, disse.
Confira na íntegra a nota de Kakay
“A defesa do Senador Ciro Nogueira repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar.
Reitera o comprometimento do Senador em contribuir com a Justiça, a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos.
Pondera, por fim, que medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas.”
Confira íntegra da nota de Ciro:
Sobre a tentativa de manchar a minha honra pessoal que aconteceu nessa semana, vale lembrar algo:
Todo ano político é a mesma coisa. Tentam parar de todas as formas quem lidera as pesquisas de intenção de votos.
Isso aconteceu comigo em 2018, faltando 15 dias para a eleição. Mas o povo do Piauí sentiu a perseguição política e o efeito foi contrário: crescemos 6 pontos na pesquisa e vencemos aquela eleição.
Na primeira tentativa de me parar, o devido processo legal apurou as ilações e mentiras contra mim e ficou comprovada a minha inocência. Mas fica uma pergunta: quem devolve a honra de uma pessoa depois de um ataque tão maligno e sem fundamentos como esse?
Suportar esse tipo de pressão só é possível pra quem nasceu pra servir o povo. E eu digo, nada me faz abandonar o povo que confia em mim.
Esses acontecimentos me dão mais energia para lutar por mais recursos para o nosso povo do Piauí e não deixar que os maus governem sobre os bons.
Obrigado pelas manifestações de apoio e carinho comigo e com a minha família. Que Deus continue abençoando o Piauí e o Brasil.
Vamos com tudo!
Atenciosamente,
um cidadão completamente indignado
Senador Ciro Nogueira.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

