Morre o ator Robert Duvall de O poderoso chefão

Americano venceu o Oscar por 'A força do carinho' e foi indicado outras seis vezes.

Últimas atualizações em 16/02/2026 – 18:17 Por Redação GNI

O ator lendário Robert Duvall morreu aos 95 anos, neste domingo (15). A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (16) por sua esposa, Luciana. A causa da morte não foi revelada.

Vencedor de um Oscar por “A força do carinho” (1983), o americano era conhecido pelos dois primeiros “O poderoso chefão” e diversos outros clássicos do cinema.

No total, ele recebeu sete indicações ao prêmio da Academia de Hollywood.

“Ontem nos despedimos do meu amado marido, amigo querido e um dos maiores atores do nosso tempo. Bob morreu em casa, de forma tranquila, cercado de amor e carinho”, escreveu a atriz, em publicação no Facebook.

Ao longo de uma carreira de mais de sete décadas no teatro, na TV e no cinema, Duvall estrelou filmes icônicos como “A conversação” (1974), “Rede de intrigas” (1976), “Apocalipse now” (1979) e “Um homem fora de série” (1984).

Sua última indicação ao Oscar aconteceu no drama de tribunal “O juiz” (2015), no qual contracenou com Robert Downey Jr. e Billy Bob Thornton. Em entrevista ao g1, em 2018, o ator disse que considerava Duvall um mentor.

“Este é um dos caras que eu estudei muito quando era jovem. Ele me ensinou muito. Me ensinou que há uma diferença entre ‘sutil’ e ‘entediante’. Me ensinou que não há esse negócio de ‘exagerado’, desde que seja real. Muitas coisas”, afirmou Thornton.

Depois de começar uma carreira no teatro nos anos 1950, ele foi revelado no cinema no começo dos anos 1970, nos filmes “M*A*S*H” (1970) e “THX 1138” (1971), estreia de um jovem George Lucas como diretor.

Logo em seguida, ganhou o papel que o alçou ao estrelato com o público e com a crítica. Tom Hagen, braço direito do chefe mafioso de “O poderoso chefão” (1972), lhe valeu sua primeira indicação ao Oscar.

Ele voltou ao personagem na continuação, mas não apareceu na conclusão da trilogia por um desentendimento com os produtores em relação ao pagamento.

“Eu falei que trabalharia facilmente se pagassem a (Al) Pacino o dobro do que me pagavam. Tudo bem. Mas não três ou quatro vezes, que era o que eles pagavam”, afirmou Duvall em entrevista ao programa “60 minutes”, em 2004.

A vitória no prêmio da Academia, como melhor ator, aconteceu com a performance como uma ex- estrela da música country que destrói a carreira e a relação com sua esposa e sua filha por causa do alcoolismo no drama “A força do carinho” (1983).

Seu último trabalho como ator em um filme foi uma participação em “O pálido olho azul” (2022), mistério estrelado por Christian Bale.

Artes

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO