Toffoli supera Moraes e vira maior foco de parlamentares da direita

Últimas atualizações em 15/02/2026 – 23:36 Por Gazeta do Povo | Feed


A cobertura intensa sobre o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), diminuiu o foco do interesse do público e até de parlamentares de oposição no ministro Alexandre de Moraes.

Levantamento exclusivo feito pela Gazeta do Povo com as postagens no X de seis deputados e dois senadores de direita mostra que, desde que o ano começou, Toffoli recebeu deles mais menções que Moraes. O ministro tem sido o centro das atenções no noticiário relacionado ao caso do Banco Master. O interesse geral por Moraes em buscas do Google também teve queda, e Toffoli passou pela primeira vez em anos a ser mais pesquisado que seu colega, de acordo com a ferramenta Google Trends.

A reportagem selecionou para o levantamento os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF), e o seguintes deputados: Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), André Fernandes (PL-CE), Mario Frias (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Foram consideradas postagens dos últimos quatro meses.

Ao todo, os parlamentares mencionaram Moraes 294 vezes entre 15 de outubro de 2025 e 11 de fevereiro de 2026. Toffoli foi mencionado 213 vezes no total. Se considerarmos só o ano de 2026, contudo, Toffoli foi mais mencionado que Moraes: 180 vezes contra 105.

Os parlamentares que mais mencionaram tanto Moraes como Toffoli foram o senador Eduardo Girão e os deputados Carlos Jordy, Marcel van Hattem e Nikolas Ferreira. Incluindo as repostagens, Girão tem 114 menções a Moraes e 140 a Toffoli desde 15 de outubro. Já em relação aos tuítes escritos pelos próprios parlamentares, o deputado Carlos Jordy lidera as menções no X a Moraes (49) e também a Toffoli (33).

Em relação às buscas do Google, a tendência é parecida. A virada de Toffoli no Google também aconteceu em janeiro de 2026, com a explosão de reportagens de diversos veículos sobre seus vínculos com Daniel Vorcaro, ex-dono do Master.

O ápice de pesquisas sobre Moraes nos últimos 12 meses foi no fim de julho e no começo de agosto de 2025, com a aplicação das sanções da Lei Magnitsky contra ele pelo governo dos Estados Unidos. Em fevereiro, Toffoli se consolidou como o foco das atenções nas pesquisas. Veja a comparação entre os dois no período:

Toffoli entra no bolo de Moraes e Lula em chamada para manifestação

O crescimento da relevância de Toffoli para a direita também se vê na multiplicidade de pedidos de impeachment apresentados contra ele nas últimas semanas. No Senado, já se acumulam mais de 20 requerimentos.

Nas postagens de divulgação das manifestações de 1º de março, convocadas por Nikolas Ferreira, a frase “fora, Toffoli” figura junto com “fora, Lula” e “fora, Moraes”.

A queda no interesse por Moraes em relação a Toffoli ocorre apesar da publicação de diversas reportagens que também levantaram suspeitas sobre seu envolvimento com o Master e Vorcaro, em especial a ligação do banco com o escritório de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e relatos de que o ministro teria atuado para influenciar o desfecho do caso junto ao Banco Central.

Viviane firmou contrato que poderia chegar a R$ 129 milhões com o Master, segundo provas apreendidas pela Polícia Federal durante a operação Compliance Zero, com pagamentos mensais previstos. Além disso, segundo o jornal O Globo, em contatos com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, Moraes teria tratado sobre a crise do Master.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO