Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Mendonça tem reunião de 2h com PF sobre caso Master

Últimas atualizações em 14/02/2026 – 03:53 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça se reuniu, na tarde desta sexta-feira (13), com a equipe da Polícia Federal responsável pela investigação envolvendo o Banco Master. Mendonça assumiu a relatoria do caso após a saída do ministro Dias Toffoli.

Em nota, a Corte informou que a reunião serviu para alinhar procedimentos e compreender o andamento da investigação. O encontro durou cerca de 2 horas e teve a participação de integrantes do gabinete do ministro e delegados.

A troca de relatores do caso Master foi acertada em uma reunião realizada com os 10 ministros do Supremo nesta quinta (12). No início desta semana, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, encaminhou ao presidente do STF, Edson Fachin, o relatório elaborado a partir dos dados do celular de Daniel Vorcaro, com menções a Toffoli.

VEJA TAMBÉM:

  • Master: avanço da investigação e surgimento de nomes influentes explicam suspensão de depoimentos

Fachin convocou um encontro de emergência com os colegas para discutir os achados da autoridade policial. A Corte decidiu defender Toffoli e descartar a possibilidade de suspeição ou impedimento, alegando que o ministro deixou o comando do inquérito “a pedido”.

Mais cedo, o portal Poder360 revelou o que foi discutido na reunião, que ocorreu a portas fechadas na sede do STF. Segundo a apuração, oito ministros eram a favor da permanência de Toffoli à frente do inquérito: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e o próprio ministro.

Apenas Fachin e a ministra Cármen Lúcia opinaram pela troca de relatores. Diante da crise institucional aberta pela relatoria de Toffoli no caso Master, Fachin anunciou a criação de um Código de Ética para os ministros, mas enfrenta forte resistência na Corte. Ele escolheu Cármen Lúcia como relatora da iniciativa.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence