Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Cuba suspende fornecimento de combustível a aeroportos

Últimas atualizações em 09/02/2026 – 09:31 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime de Cuba anunciou que começará a suspender o fornecimento de querosene a aeroportos do país nesta terça-feira (10) em meio à crise energética, segundo a agência de notícias France-Presse.

“A aviação civil cubana notificou todas as companhias aéreas de que não haverá mais abastecimento de JetFuel, o combustível de aviação, a partir de terça-feira, 10 de fevereiro, às 00h00, horário local”, disse um funcionário de uma companhia aérea da Europa, sem se identificar.

Outras duas fontes compartilharam com a Agência EFE um comunicado sobre a adoção das novas medidas extremas devido à crise. A nota oficial, direcionada a pilotos e controladores de tráfego aéreo, especifica que a escassez de querosene está afetando todos os aeroportos internacionais de Cuba. A notificação é válida por um mês, de 10 de fevereiro a 11 de março.

“Combustível de aviação A1 não disponível”, diz a mensagem NOTAM codificada conforme aparece atualmente no banco de dados da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). Até o momento, as principais companhias aéreas afetadas são americanas, espanholas, panamenhas e mexicanas. A escassez poderá gerar alterações em rotas, frequências e horários de voos, pelo menos a curto prazo.

Medida trará impacto imediato ao turismo cubano

O anúncio deve trazer ainda mais prejuízos ao turismo em Cuba, que já está mergulhado em uma crise desde o início da pandemia devido às consequências da Covid-19, às sanções dos EUA e aos problemas econômicos do país, que comprometem a qualidade da oferta e dos serviços.

No final de janeiro, o presidente Donald Trump assinou uma ordem presidencial ameaçando impor tarifas aos países que fornecem petróleo a Cuba, após afirmar que a ilha representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

A decisão representou um novo ponto de pressão energética sobre Cuba, que começou em 3 de janeiro com a captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A operação pôs fim a uma longa parceria entre as ditaduras para fornecimento de petróleo.

No final de semana, uma fonte relatou à Agência EFE que o regime cubano começou a fechar alguns hotéis da ilha e a transferir os turistas para outras instalações como parte do pacote de medidas adotado diante do cerco petrolífero.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence