Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Ramagem é interrogado pelo STF por videoconferência

Últimas atualizações em 06/02/2026 – 21:13 Por Gazeta do Povo | Feed


O ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi interrogado nesta quinta-feira (5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por videoconferência na ação penal que trata dos crimes de danos vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele está nos Estados Unidos desde setembro e é considerado foragido pela Justiça.

Segundo o termo de audiência, a oitiva durou cerca de 50 minutos e foi conduzida por uma juíza auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Ramagem respondeu a algumas das perguntas da magistrada e do representante da Procuradoria-Geral da República (PGR). Durante a audiência, ele foi representado pelo advogado Paulo Cintra.

Em maio de 2025, a Câmara dos Deputados conseguiu suspender parte do processo da alegada trama golpista contra Ramagem. Com isso, o ex-deputado não seria julgado pelos crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado enquanto estivesse no exercício do mandato.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula compara Bolsonaro a “cachorro louco” e diz que libertá-lo seria “desmoralizar” o STF

Os dois delitos estão ligados ao 8 de janeiro, que ocorreu depois de sua diplomação como parlamentar. No entanto, a Mesa Diretora da Câmara cumpriu uma ordem do STF e declarou a cassação de Ramagem em 18 de dezembro do ano passado.

Dias depois, Moraes retomou a ação penal pelos crimes de dano. O processo está na fase de instrução.

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já foi condenado a 16 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Ele deixou o Brasil em setembro, antes do fim do julgamento. No dia 25 de novembro de 2025, Moraes encerrou o processo e determinou que os réus do “núcleo 1” cumprissem as penas. Em seguida, Ramagem foi declarado foragido.

O governo brasileiro encaminhou ao governo de Donald Trump o pedido de extradição do ex-deputado. O Ministério da Justiça informou ao STF que a solicitação foi entregue pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado americano no dia 30 de dezembro.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence