Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

José de Abreu anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PT

Últimas atualizações em 06/02/2026 – 15:52 Por Gazeta do Povo | Feed

O ator José de Abreu anunciou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PT. Na mensagem em que comunica a decisão, o ator — conhecido por bater boca publicamente sobre temas da atualidade em defesa do campo progressista — usou uma foto de sua prisão durante a ditadura militar, em 1968.

“Meu passado me condena, rsrs! Vem novidade por aí!”, escreveu ele em sua conta no X. O convite partiu de Washington Quáquá, um dos maiores caciques da legenda. Quáquá postou uma foto ao lado do ator, a quem definiu como um “grande amigo”.

VEJA TAMBÉM:

Não é a primeira vez que Abreu anuncia candidaturas, mas acaba desistindo depois com a justificativa de manter foco na carreira de artista. Ele também anunciou que era presidente do Brasil em 2019, para fazer chacota do venezuelano Juan Guaidó, que se declarou presidente da Venezuela durante a ditadura de Nicolás Maduro.

Histórico de confrontos

Conhecido por seu perfil combativo, Abreu ficou marcado por diversos episódios. Em um dos casos mais repercutidos, após provocações de cunho político, o ator cuspiu em um casal de clientes em um restaurante japonês na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em abril de 2016. Posteriormente, ele pediu desculpas pelo ocorrido e disse que estava “de cabeça quente”.

Ele também disse que Alexandre de Moraes deveria fechar a Folha de S.Paulo, foi condenado a indenizar o jornalista Mario Sabino e deu “cacetadas” em políticos em uma peça.

No campo artístico, sua colega Maria Zilda afirmou, em 2020, que o ator tinha “mau hálito”, ao que ele respondeu com ofensas que resultaram em um processo judicial. Abreu também teve problemas com o ator Murilo Rosa.

A lista de embates — quase sempre motivados por divergências políticas — incluiu nomes como:

  • Regina Duarte: devido ao apoio dela a Jair Bolsonaro.
  • Glória Perez: a quem comparou ao assassino de sua filha, Guilherme de Pádua, por estarem no mesmo espectro político.
  • Cássia Kis: que moveu ações judiciais contra ele.
  • Zezé Di Camargo: chamado de “oportunista” após críticas a Lula ser recebido no SBT.
  • Mário Gomes: classificado como “canastrão” em 2025.
  • Felipe Folgosi: em discussões ideológicas.

Contexto da foto histórica

A prisão de José de Abreu, que originou a foto publicada, ocorreu durante o 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Ibiúna (SP), em outubro de 1968.

Na época com 22 anos e estudante de Direito na PUC-SP, ele foi detido junto a outros 700 estudantes e militantes de esquerda. Abreu foi levado ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), em São Paulo, e permaneceu preso sem processo formal por um mês no Presídio Tiradentes e outros dois meses no extinto Carandiru.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence