Um depoimento real | Quando uma escolha destrói uma vida
Da formação acadêmica às ruas de Porto Alegre, o relato real de um homem vencido pelo vício e pela dor emocional
Últimas atualizações em 05/02/2026 – 11:18 Por Redação GNI
Conheci Paulo Roberto Oliveira. Ele não me pediu nada, pois afirma comprar seu alimento e suas coisas com o próprio trabalho. Parei para conversar com ele ao ser chamada de madrinha, porque eu o ajudei em alguma ocasião, não lembro quando foi.
Veterinário de formação, serviu o Exército Brasileiro. Morou dois anos nos Estados Unidos e lá experimentou o êxtase. A partir daí, passou a usar algo pior, o crack. O vício foi aumentando e hoje, aos 42 anos, mora nas ruas da capital gaúcha, cata recicláveis e usa drogas diariamente.
Afirma ser contra a liberação da maconha, pois não quer ver mais pessoas no mundo do vício. Disse que não consegue sair da vida de dependente químico, mesmo sob tratamento, pois enfrenta uma dor emocional relacionada ao casamento que terminou por traição, um dos motivos que o levaram a experimentar drogas no exterior. Tentou inúmeras vezes se internar com apoio da família, mas fugiu de sua cidade natal para a capital com o intuito de não incomodar os familiares.
Hoje, nas ruas, sem dignidade em razão de uma escolha infeliz, Paulo afirma não ter mais esperança de cura.
Um relato para que nossos jovens entendam que curtir um barato pode arruinar a vida para sempre.
Carina Belomé | @CarinaBelome
Porto Alegre, 5 de fevereiro de 2026
Publicado com autorização


A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common