Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Musk denuncia como “ataque político” operação na França

Últimas atualizações em 04/02/2026 – 08:10 Por AFP


O empresário Elon Musk reagiu à operação contra escritórios do X em Paris, nesta terça-feira, classificando como “um ataque político” o procedimento contra a sede da rede social americana aberto pela Justiça da França.

O bilionário foi convocado a comparecer como responsável pela plataforma para um interrogatório no dia 20 de abril.

Em suas redes sociais, Musk reproduziu um comunicado no qual assinala que a operação se baseia em “motivações políticas” a partir de alegações de manipulação de algoritmos e de supostas extrações fraudulentas de dados.

“Estamos decepcionados com este desdobramento, mas não surpresos”, afirmou o empresário, que, para tentar tirar força do procedimento dirigido pelo Ministério Público de Paris, ressaltou que houve uma ampla divulgação midiática do caso, “o que demonstra que constitui um ato judicial abusivo que pretende alcançar objetivos políticos ilegítimos mais do que favorecer a aplicação justa da lei”.

Em sua visão, o que o MP de Paris pretende é pressionar a direção do X nos EUA por meio de sua subsidiária francesa.

Musk insistiu, sobretudo, que as justificativas dadas para a busca e apreensão não se sustentam e que o X “rejeita categoricamente ter cometido a menor infração”.

Por isso, argumenta que a investigação “viola o direito francês” e atenta contra a liberdade de expressão, e que o X tem a intenção de defender “seus direitos fundamentais e os de seus usuários”.

Musk não diz em nenhum momento se pretende comparecer ao interrogatório de 20 de abril, para o qual também foi convocado a diretora executiva do X, Linda Yaccarino – o que poderia resultar em seu indiciamento -, além de outros funcionários da plataforma convocados em dias sucessivos até o dia 24 do mesmo mês.

A investigação do MP de Paris tem origem em duas denúncias de 12 de janeiro e 9 de julho de 2025, ampliadas com outras sobre a utilização do Grok, a inteligência artificial do X, usada para a difusão de conteúdos negacionistas e de deepfakes de caráter sexual.

Entre as acusações analisadas estão as de “cumplicidade na posse de imagens de menores de caráter pedopornográfico”, “atentado contra a representação da pessoa (deepfakes de caráter sexual)”, “extração fraudulenta de dados de um sistema de tratamento automatizado de dados, em bando organizado” e manipulação de algoritmos ou sistemas de informática.

Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence