Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Damares aciona PGR contra escola de samba que homenageará Lula

Últimas atualizações em 03/02/2026 – 08:43 Por Gazeta do Povo | Feed


A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta segunda-feira (2), uma denúncia na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói, alegando propaganda eleitoral antecipada.

A agremiação desfilará no Grupo Especial sob o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Lula (PT). Além do tom elogioso ao petista, a apresentação ainda prevê, conforme mostram os ensaios, imagens críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Soma-se à polêmica um repasse de cerca de R$ 2 milhões da  Empresa Municipal de Turismo do Rio (Riotur) à escola, o que chamou a atenção do Tribunal de Contas da União (TCU), gerando uma recomendação de bloqueio dos recursos.

“Como se vê, para além da promoção pessoal do atual presidente da República, a representada faz ataques ao espectro político da Direita, de forma hostil e, justamente em um momento em que o país se encontra gravemente polarizado politicamente. E não se trata de retórica, mas de constatação real de que a apresentação carnavalesca da representada é uma verdadeira peça publicitária de promoção pessoal do atual presidente da República e um ataque direto ao Ex-presidente Jair Bolsonaro”, diz o Damares no documento.

Damares ainda pontua que “não há nenhuma comprovação de que o atual presidente da República tenha participado ou incentivado a criação do samba enredo ou qualquer atividade criativa”, mas chama a atenção para notícias que documentam a ciência de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva.

“A situação narrada ultrapassa todos os limites de uma simples homenagem a uma personalidade política. Trata-se de uma homenagem custeada com recursos públicos em um ano eleitoral, a um pré-candidato à reeleição para o cargo de presidente da República e a apresentação divulgada pela Representada extrapola os limites ao adentrar na seara política com os ataques ao maior líder da ala política da direita brasileira”, conclui Damares.

A Gazeta do Povo entrou em contato com a Acadêmicos de Niterói, com a Riotur e com a Presidência da República. O espaço segue aberto para manifestação.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence