Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

União avança em articulação para filiar Angelo Coronel

Últimas atualizações em 01/02/2026 – 09:27 Por Gazeta do Povo | Feed


Dirigentes do União Brasil na Bahia avaliam que avançaram as conversas para a entrada do senador Angelo Coronel na sigla. O movimento ganhou força depois de o parlamentar anunciar sua saída do PSD, partido pelo qual foi eleito, ao perceber que não teria espaço na estratégia do PT para disputar a reeleição ao Senado em 2026.

O impasse surgiu a partir da decisão dos petistas de priorizar uma chapa “puro-sangue” no estado, com os nomes do senador Jaques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ambos ex-governadores da Bahia. Sem ser contemplado nesse desenho, Angelo Coronel decidiu deixar o PSD, embora tenha afirmado que sai sem mágoas do partido nem do PT, legenda com a qual manteve aliança nos últimos anos.

O senador afirmou que pretende definir seu futuro partidário até março e confirmou ter recebido convites de outras três siglas — PSDB, Agir e Democracia Cristã — além do União Brasil. Caso a filiação se concretize, Angelo Coronel tende a integrar uma chapa que teria João Roma (PL) como candidato à segunda vaga ao Senado e ACM Neto (União) como pré-candidato ao governo baiano.

No cenário nacional, a possível migração representa uma inflexão política relevante. A aproximação entre União Brasil e PL na Bahia pode fortalecer um palanque oposicionista ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ACM Neto, por exemplo, é visto como aliado próximo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que recentemente trocou o União pelo PSD e desponta como nome no campo adversário ao Planalto.

Enquanto isso, João Roma, ex-ministro do governo Bolsonaro e atual presidente estadual do PL, tende a ser pressionado pela cúpula do partido a alinhar desde o primeiro turno o discurso estadual ao projeto presidencial da sigla em 2026.

VEJA TAMBÉM:

  • Deputado denuncia samba-enredo por possível propaganda antecipada de Lula na Sapucaí
  • Da Bahia à Sapucaí, Carnaval 2026 tem clima de campanha antecipada pró-Lula

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence