Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

CPJ condena prisão de jornalistas em protestos anti-ICE nos EUA

Últimas atualizações em 31/01/2026 – 14:52 Por AFP


O Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) emitiu uma nota nesta sexta-feira (30) condenando o que chamou de escalada de ataques à imprensa nos EUA após a prisão de dois jornalistas durante protestos em Minnesota.

Don Lemon, ex-apresentador da emissora americana CNN, foi preso na quinta sob a acusação de violar a lei federal enquanto cobria um protesto em uma igreja de Saint Paul, contra as operações anti-imigração ilegal. Já a cineasta Georgia Fort foi detida na sexta.

O CPJ afirmou no comunicado que os dois sofreram acusações “extremas” ao cobrirem os protestos. Lemon esteve em um protesto no último dia 19, no qual um grupo de manifestantes interrompeu um culto em uma igreja para se manifestar contra seu pastor, que trabalharia para o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), entoando palavras de ordem como “Fora ICE!”.

Jodie Ginsberg, diretor do CPJ, afirmou que “este é um ataque flagrante à Primeira Emenda e à capacidade dos jornalistas de exercerem seu trabalho”.

“Como organização internacional, sabemos que o tratamento dado aos jornalistas é um importante indicador da condição da democracia de um país”, argumentou. “Essas prisões são apenas as mais recentes em uma série de ameaças crescentes à imprensa nos EUA — e um ataque ao direito das pessoas de saber”.

O Departamento de Justiça acusou Lemon e Fort de obstruirem a entrada da igreja e, assim, privarem pessoas de seus direitos civis e violarem uma lei que proíbe uso de força ou ameaça para impedir o acesso a locais de saúde e de culto. Veja o pronunciamento completo aqui.

Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence