Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Flamengo e Vasco chegam para 1º clássico carioca de 2026

Planejamento longe do ideal deve impactar na partida desta quarta e na performance no médio prazo

Últimas atualizações em 21/01/2026 – 09:13 Por Redação GNI

A temporada 2025 foi longa para Flamengo e Vasco. O primeiro jogou até 17 de dezembro, quando perdeu o Intercontinental para o PSG. O segundo, finalista da Copa do Brasil, foi até o dia 21. Cada vez mais inchado de jogos, o calendário já não espera mais as férias — ainda que seja um direito trabalhista. E o Campeonato Carioca, já na terceira rodada, reservou para ambos o primeiro clássico do Rio de Janeiro no ano. Cada um precisou montar — e ajustar — sua estratégia para se preparar para 2026. Planos longe do ideal que devem impactar tanto no confronto das 21h30, no Maracanã, quanto no desempenho ao longo dos próximos meses.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

No curto prazo, as atenções estão voltadas para o Flamengo, que já teve seu planejamento atropelado e contará com o elenco principal e com o técnico Filipe Luís nesta quarta. A ideia inicial não era essa.

Os jogadores que voltaram aos trabalhos em 12 de janeiro — vindos de 25 dias de férias — estavam sendo preparados para dar o pontapé inicial na temporada daqui a uma semana, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Agora, ao invés de se prepararem por 16 dias, estrearão só nove dias depois da reapresentação. A escolha dos titulares passará pela análise da condição física.

O time sub-20 até receberia “reforços” pontuais do elenco de cima contra Vasco e Fluminense (domingo). Mas seguiria sendo a base da equipe. Só que a campanha com um ponto dos nove disputados no Carioca gerou pânico na torcida e no clube. Lanterna do Grupo B, o rubro-negro se vê ameaçado pelo risco de jogar o quadrangular do rebaixamento — que prevê duas partidas a mais que o mata-mata pelo título (seis contra quatro) e proporcionaria conflito de datas com o Brasileiro e com a Recopa Sul-Americana.

Pressionada, a comissão técnica abriu mão do planejamento. Uma aposta sem garantia de sucesso nesta quarta. Pelo pouco tempo de treinamento, porque o trabalho que vinha sendo feito não foi pensado para o clássico e porque deve encontrar um rival melhor fisicamente.

O Vasco fez uma aposta diferente e ousada. Parte do elenco se reapresentou em 2 de janeiro. Já os principais jogadores começaram os trabalhos no dia 5. Ou seja: tiveram apenas duas semanas de férias — a outra metade será concedida na pausa para a Copa, em junho. O pouco tempo parado evita que os jogadores percam condicionamento. Até por isso, o aspecto físico exige menos atenção neste começo de trabalho.

A força máxima já foi a campo na estreia, contra o Maricá, apenas dez dias depois da reapresentação. E, como o técnico Fernando Diniz decidiu apostar no revezamento entre titulares e reservas, o time A ganhou mais uma semana de preparação e chegará ao primeiro clássico do ano já no 17º dia de trabalho.

No caso cruz-maltino, as atenções maiores ficam para o longo prazo. O pouco tempo de descanso entre uma temporada e outra deve cobrar seu preço em algum momento.

Agora, os problemas maiores vêm do mercado. Depois de se despedir de Vegetti, que se transferiu para o Cerro Porteño, do Paraguai, o Vasco também não terá Rayan. Em estágio avançado de negociação com o Bournemouth, da Inglaterra, o clube decidiu tirar seu principal jogador do clássico. GB ou David disputam a vaga aberta no ataque cruz-maltino.

Flamengo e Vasco fazem o primeiro clássico de 2026 nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O jogo é válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Globo, getv, sportv e o Premiere transmitem ao vivo.

ESPORTES

Esportes

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.