Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

‘Mayday… sem empuxo, perdendo potência, sem sustentação’, disse piloto de avião da Air India segundos antes da queda

Últimas palavras da cabine foram 'falha de motor', de acordo com outra publicação. A aeronave, que tinha 242 pessoas a bordo e ia para Londres, caiu logo após a decolagem em uma região próxima ao aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia.

Últimas atualizações em 12/06/2025 – 18:00 Por Redação GNI

Apenas 11 segundos após decolar, o comandante Sumeet Sabharwal mandou para a torre de controle um aviso de emergência: “Mayday… sem empuxo, perdendo potência, sem sustentação”. A informação é do jornal inglês “The Telegraph”.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

Segundo a reportagem, a mensagem foi mandada apenas 11 segundos após a decolagem, e 19 segundos antes da queda. Um outro jornal inglês, o “Express”, afirma que as última palavras recebidas do voo AI171 pelos controladores foram “falha de motor”.

A queda ocorreu nesta quinta-feira (12), segundos após a aeronave decolar do aeroporto de Ahmedabad, cidade no oeste do país, no início da tarde no horário local (início da manhã pelo horário de Brasília).

De acordo com o “Express”, o controlador de voo não teve tempo de responder ao piloto da Air India. Nenhuma gravação da conversa entre o voo AI171 e a torre de controle foi divulgada oficialmente. A publicação não informou de qual fonte a informação foi obtida.

A menção do comandante à falta de empuxo e perda de potência, se comprovada, é um forte indicativo de que a causa da tragédia seria uma falha do motor — tanto proveniente de um defeito no equipamento ou de uma condição externa, como, por exemplo, colisão com pássaros.

Um piloto entrevistado pelo “Express” levanta a hipótese de uma perda de motores causada por colisão com pássaros — ressaltando que esta é apenas uma possibilidade, e que é papel da investigação oficial apontar as causas da tragédia.

A polícia afirmou que 240 pessoas morreram, entre passageiros, tripulantes e moradores locais que estavam em solo — as autoridades locais chegaram a divulgar 294 mortes, mas revisaram o número para baixo. A polícia local afirmou também a agências de notícias que pelo menos uma pessoa a bordo do avião sobreviveu à queda.

Mundo

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.