Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Ministério Público investiga denúncias contra a Cacau Show

Últimas atualizações em 03/06/2025 – 12:51 Por Revista Oeste

Denúncias envolvendo supostas irregularidades nas condições de trabalho da Cacau Show levaram o Ministério Público do Trabalho de São Paulo a abrir um inquérito, que atualmente está em fase de apuração preliminar, sem ação judicial instaurada.

Patrocinado | CONTINUA APÓS A IMAGEM Anuncio

As reclamações, encaminhadas em 16 de maio pela Associação União de Franqueados, relatam relatos de funcionários e ex-funcionários tanto da fábrica quanto do resort Bendito Cacao, situado em Campos do Jordão, interior paulista.

Entre as alegações estão jornadas excessivas, pressão para adesão a rituais, assédio, homofobia e ambiente insalubre.

As acusações contra a Cacau Show

Pela primeira vez, a previsão é que a amêndoa seja negociada a US$ 11 mil por tonelada, a partir de maio | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Loja da Cacau Show; franqueados e ex-funcionários relatam cobranças excessivas | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Responsável pela apuração, a procuradora Patricia Mauad Patruni Isotton, de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, informou por e-mail que está prevista uma audiência para as próximas semanas.

Ela também recebeu exemplares da trilogia A Doce Amargura, escrita por Nára Alvim Passionoto sob o pseudônimo Helena do Prado, com depoimentos de antigos franqueados.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, franqueados e ex-franqueados relatam ainda cobranças consideradas excessivas, multas sem justificativa clara, ameaças de consultores e exaltação à figura do fundador e CEO, Alexandre Costa.

Em nota, a Cacau Show declarou empenho em “ouvir e resolver qualquer ponto relatado por franqueados, colaboradores, parceiros e consumidores”. A empresa destacou possuir um canal de denúncias independente, com garantia de anonimato e rigor na apuração, além de ressaltar compromisso com um ambiente ético e transparente.

Todas essas críticas foram negadas pela empresa, que afirmou ter mais de 4,6 mil lojas no país.

Resposta da empresa

Na segunda-feira 2, a Cacau Show enviou uma mensagem a franqueados e vendedores afirmando que “os conteúdos divulgados não representam quem somos”. O fundador Alexandre Costa disse que a empresa rejeita veementemente qualquer afirmação ou acusação contrária aos valores que sempre nortearam sua trajetória.

No mesmo dia, Nára Alvim Passionoto, autora da trilogia e ex-franqueada, foi comunicada pela empresa sobre a rescisão do contrato de sua loja em Rancharia, interior de São Paulo. A Cacau Show alegou falha na tentativa de venda do ponto e encerrou a relação contratual, resultando no fechamento da unidade.

Fundada em 1988, a Cacau Show possui atualmente 4.661 lojas — sendo 4.287 franquias e 374 próprias —, além de hotéis e parque temático. O grupo conta com 81,5 mil revendedores, produz até 30 mil toneladas por ano e registrou faturamento de R$ 5,3 bilhões em 2023.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Da Redação