Após live do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mário Frias promete ação
Ontem a noite (25/11), após uma ‘live’ do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, ao desembarcar regressando do Nordeste, Mário Frias, jornalista e ex-Secretário da Cultura no governo de Jair Bolsonaro, mas com posição de Ministro, prometeu uma ação para ter acesso ao secreto inquérito 1361/2018, citado pelo ex-presidente durante entrevista à imprensa presente no aeroporto.
Durante a entrevista, transmitida através das redes sociais, Jair Bolsonaro foi muito enfático:
“Da minha parte, nunca houve discussão de Golpe”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) definiu como uma “situação extremamente grave” o seu indiciamento pela Polícia Federal (PF) por suposta abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, outras 36 pessoas foram indiciadas pelos supostos crimes.
Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, 25, o presidente de honra do PL afirmou que “as acusações realmente são terríveis”.
“Nada justifica denunciar levianamente como está sendo feito”, declarou o ex-chefe do Executivo. “Inclusive tem o grau de sigilo mais alto possível, e será alterado a maneira que convém ao encarregado do inquérito. Nem preciso falar para vocês que o inquérito não tem a participação do Ministério Público, a mesma pessoa faz tudo.”
Jair Bolsonaro ainda afirmou que uma acusação de golpe de Estado “é uma coisa séria”.
O ex-presidente completou, “E como disse o presidente Michel Temer, tem que estar envolvido todas as Forças Armadas, senão não existe golpe”. “Ninguém vai dar golpe com o general da reserva e mais meia dúzia de oficiais. É um processo viciado”, sinalizou. “Da minha parte, da minha parte, nunca houve discussão de golpe. A palavra golpe nunca esteve no meu dicionário. Desde quando eu assumi a Presidência, em 2019, eu vinha sendo acusado de querer dar um golpe. Não convoquei ninguém e não assinei nenhum papel.”
Léo Vilhena | Rede GNI
Jornalista
Neste momento, estou acionando minha equipe jurídica para garantir acesso ao inquérito 1361/2018, citado pelo presidente Jair Bolsonaro em sua live de hoje.
Farei um pedido à PF por meio da LAI. O Brasil tem o direito de conhecer o conteúdo desse inquérito, e não mediremos…
— MarioFrias (@mfriasoficial) November 26, 2024