Rede GNI

Grupo de Notícias Internacionais

Em discurso na ONU, Joe Biden diz que pensa em 13 soldados americanos mortos no Afeganistão

No que provavelmente será seu último discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Biden disse na terça-feira que pensa “todos os dias” nos 13 americanos que morreram em um atentado suicida no aeroporto de Cabul — enquanto o secretário de Estado Antony Blinken enfrenta uma possível votação de desacato no painel da Câmara no final do dia.

“Treze bravos americanos perderam suas vidas, junto com centenas de afegãos em um atentado suicida. Penso [nessas] vidas perdidas — penso [nelas] todos os dias”, disse Biden, 81, tropeçando em seu roteiro.

Biden chamou sua retirada do Afeganistão em agosto de 2021 de “uma decisão difícil, mas a decisão certa” durante o longo discurso, que abordou os principais conflitos ao redor do mundo. 

A retirada se tornou uma questão de ano eleitoral, já que os republicanos acusam o governo Biden de obstruir investigações sobre como os terroristas do Estado Islâmico conseguiram detonar uma bomba tão grande no portão do aeroporto, que estava sendo cercado por multidões de afegãos desesperados que tentavam fugir do Talibã.

Steve Nelson | NYPost
Edição e Tradução: Léo Vilhena | Rede GNI
Reportagem originalmente escrita em inglês