As ‘facas-zumbi’ que alimentam violência entre gangues na Inglaterra e estão agora na mira da lei
Comprar uma “faca-zumbi” — tipo de faca ornamental ou arma branca, inspirada em filmes e séries de TV sobre zumbis — é tão fácil quanto pedir comida por aplicativo, diz o britânico Matthew, de 20 anos. Ele adquiriu sua primeira faca, no estilo “Rambo”, aos 16.
Numa estrada tranquila ao sul de Luton, ao norte de Londres, Matthew — nome fictício — afirma que “todo mundo” anda com uma faca.
“As pessoas acham que precisam”, explica ele, usando uma balaclava. “Se você tem um canivete e alguém aparece com uma Rambo, você vai pensar: ‘Por que não arranjo uma maior?'”
“Se você tiver a arma maior, tem mais chances. Se minha faca for maior que a deles, eu vou vencer.” No entanto, Matthew diz que está pronto para se desfazer dela.
“Você amadurece. Percebe que não vale a pena, eu já perdi pessoas.”
A partir desta terça-feira (24), será ilegal possuir “facas-zumbi” e facões na Inglaterra e no País de Gales.
A nova legislação fechará uma brecha e tornará crime passível de prisão a posse, fabricação, transporte ou venda de uma grande variedade de facas “de exibição” preferidas por gangues criminosas.
Facas estilo “zumbi” e outros facões são classificadas como armas com lâminas de mais de 20 cm de comprimento, geralmente com bordas serrilhadas.
Um esquema de anistia e compensação está em vigor, incentivando as pessoas a entregarem suas armas antes que a proibição entre em vigor.
No Reino Unido, o acesso a armas de fogo pela população é altamente regulamentado e sujeito a rigorosas medidas de controle.
Ruth Green, Daniel Wainwright, Dan Johnson | BBC NEWS