Zema denuncia na Justiça escola de samba que homenageou Lula
Últimas atualizações em 19/02/2026 – 04:15 Por Gazeta do Povo | Feed
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), protocolou nesta quarta-feira (18) uma notícia-crime no Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro contra a escola de samba que homenageou Lula no Carnaval pelo crime de racismo através da prática de intolerância religiosa. Para Zema, a escola de samba Acadêmicos de Niterói promoveu um “menosprezo religioso” contra cristãos no desfile.
A escola escolheu homenagear o presidente em ano eleitoral, em meio a uma cada vez mais polarizada disputa ideológica que marca a política do país. A agremiação acabou rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro no Carnaval do Rio de Janeiro, na apuração de notas realizada nesta quarta.
VEJA TAMBÉM:
Em uma de suas alas, a escola utilizou fantasias que simulavam latas de conserva com o rótulo “Família em Conserva”, associando grupos religiosos evangélicos a setores políticos da direita e a uma postura de oposição sistemática ao atual governo federal de Lula.
Zema destacou, em sua petição inicial, a conduta foi agravada pela “ampla exposição do desfile”, que foi televisionado “para todo o país”. Diante disso, a peça jurídica requer o processamento da denúncia para apurar a responsabilidade dos dirigentes na incitação ao preconceito contra cristãos. “O Brasil tem muita fé e respeito não é opcional”, disse o governador.
Em sua estreia no Grupo Especial, a agremiação apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” para contar a história do petista. Lula acompanhou o desfile do camarote da Prefeitura do Rio no último domingo (15).
A reportagem tenta contato há semanas com os dirigentes para comentar o desfile, mas não tem retorno. Após cair para o grupo de acesso, a Acadêmicos de Niterói divulgou uma imagem do desfile nas redes sociais. “A arte não é para covardes. Comunidade, vocês foram gigantes. Quanto vale entrar para a história?”, escreveu a escola.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni


