Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Mendonça passa a acumular duas relatorias e gera tensão no Congresso

Líderes partidários lembram que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, indicou nomes para o comando do fundo de pensão do Amapá, investigado pela PF por comprar títulos do Master.

Últimas atualizações em 13/02/2026 – 11:25 Por Redação GNI

Relator do inquérito que investiga um esquema de fraudes no INSS, o ministro André Mendonça foi sorteado para substituir Dias Toffoli na relatoria do Banco Master.

Dois casos que se comunicam, pois há suspeitas de fraudes praticadas pelo Master tanto no sistema financeiro como também na concessão de crédito consignado do INSS.

A escolha agradou integrantes da CPMI, mas gera tensão em grupos do Centrão.

A avaliação do presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana, é que agora os trabalhos da comissão envolvendo investigações sobre o banco Master devem ganhar mais apoio do Supremo Tribunal Federal.

Dias Toffoli havia retirado da CPMI dados sigilosos sobre Daniel Vorcaro e seu banco, transferindo os documentos para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Agora, a expectativa da comissão é que André Mendonça possa devolver esses documentos para a comissão.

O ministro do STF tem adotado posições técnicas e reforçado as investigações em curso sobre as fraudes do INSS. O mesmo comportamento é esperado dele no comando do inquérito do Banco Master.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence