Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Leclerc lidera 2ª manhã de testes da F1 2026 no Bahrein

Norris completou a maior quilometragem da sessão matinal, com 64 voltas, embora carro tenha parado no fim. Cadillac, Mercedes e Red Bull tiveram problemas

Últimas atualizações em 12/02/2026 – 12:16 Por Redação GNI

A segunda manhã dos testes de pré-temporada da F1 2026 foi finalizada, nesta quinta-feira, com Charles Leclerc no topo da tabela de tempos. A volta de 1m34s273 do piloto da Ferrari no Circuito de Sakhir, no Bahrein, o pôs à frente do atual campeão Lando Norris – líder da quarta-feira – e de Pierre Gasly. Gabriel Bortoleto assume a Audi na sessão vespertina, que começa às 9h no horário de Brasília.

Norris foi o piloto com a maior quilometragem neste início de dia em Sakhir, completando 64 voltas. Mas apesar da consistência apresentada, o inglês da McLaren teve que descer do carro depois que o MCL39 parou na saída do pit lane. Leclerc anotou 62 voltas, assim como Alexander Albon.

Por outro lado, Andrea Kimi Antonelli deu apenas três voltas nas quatro horas de atividade, já tendo sofrido com o mesmo problema na tarde de quarta devido a algumas falhas no carro da Mercedes. Red Bull e a estreante Cadillac também tiveram complicações – a equipe austríaca, que debuta um motor novo em acordo com a Ford, só pôs Isack Hadjar na pista no minuto final, para uma única volta.

Vale lembrar, porém, que os tempos de volta são apenas uma referência e não necessariamente indicam a situação das equipes, já que os carros podem estar com muito ou pouco combustível, ou com um programa de testes diferente.

Norris foi o primeiro carro na pista, mas a sessão não demorou a ser interrompida devido a uma falha mecânica na Cadillac de Sergio Pérez – posteriormente, ao voltar para a pista, o mexicano ainda acabou sofrendo uma escapada. Na retomada da sessão após a bandeira vermelha, Gasly, Norris e Leclerc anotaram as voltas mais rápidas do teste.

Uma ausência prolongada na manhã em Sakhir chamou atenção: Isack Hadjar, que assumiria pela primeira vez o cockpit da Red Bull nos testes, não apareceu. Segundo a própria F1, o carro da equipe teria apresentado um problema mecânico que se prolongou. O piloto franco-argelino deixou os boxes para completa apenas uma única volta no minuto final da sessão.

A manhã no Bahrein também foi dedicada para a coleta de dados por meio de alguns dispositivos, como o aerorake. Trata-se de uma grelha que é fixada no carro, que contém microsensores responsáveis por captar informações importantes que serão analisadas pelos engenheiros. O flow vis, uma tinta fluorescente viscosa que indica o caminho que o ar percorre o veículo, também foi utilizado.

Esses materiais, bem como os outros registros obtidos no decorrer dos testes por outras vias, são levados para as fábricas, analisados e também comparados com o que os simuladores e computadores das equipes haviam projetado. Essa prática é chamada na F1 de “correlação.


Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence