Dino autoriza mineração de povos indígenas em suas terras
Últimas atualizações em 05/02/2026 – 17:37 Por Gazeta do Povo | Feed
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, deferiu medida cautelar que reconhece a omissão do Congresso Nacional em legislar sobre a exploração mineral em terras indígenas e autorizou os povos a garimpar em suas áreas. Na decisão, ele intimou o Legislativo a criar leis sobre o tema.
A medida beneficia diretamente o povo Cinta Larga, permitindo que a própria comunidade coordene atividades de pesquisa e mineração em seus territórios, sob condições específicas e supervisão federal.
VEJA TAMBÉM:
A ação foi movida pela Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Cinta Larga, que argumentou que a falta de regulamentação impedia a comunidade de usufruir legalmente das riquezas de seu solo. Segundo a organização, a lacuna jurídica “perpetua um ciclo de pobreza” e deixa o território “vulnerável à exploração violenta e predatória de organizações criminosas e garimpeiros ilegais”.
O relator destacou que a ausência de normas tem favorecido o garimpo ilegal, resultando em danos ambientais, doenças e violência contra os indígenas. Entre as determinações, o ministro atribuiu aos indígenas a coordenação da exploração, estabeleceu o limite de 1% da área da reserva para a atividade e ordenou o “desimpedimento” do território, com a retirada de eventuais invasores.
O território Cinta Larga abrange cerca de 2,7 milhões de hectares entre Rondônia e Mato Grosso — área comparável ao tamanho da Bélgica —, onde vivem aproximadamente 2.000 pessoas distribuídas em quatro terras indígenas homologadas.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni


