Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

PT sugere que TSE proíba impulsionamento de críticas a governos na pré-campanha

Últimas atualizações em 04/02/2026 – 08:29 Por Gazeta do Povo | Feed

O PT sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a retirada, das regras eleitorais, de um dispositivo que autoriza a crítica aos governos no período de pré-campanha, com impulsionamento pago das postagens. A sugestão foi apresentada no âmbito de uma audiência pública sobre as regras eleitorais, que iniciou nesta terça-feira (3) e seguirá até quinta-feira (5).

A consulta é presidida pelo ministro Nunes Marques. O Tribunal apresentou minutas de resoluções e, em cima delas, seguiram-se as sugestões. Uma delas previa que “não caracteriza propaganda eleitoral antecipada negativa a crítica ao desempenho da administração pública, realizada por pessoa natural, ainda que ocorra a contratação de impulsionamento, desde que ausentes elementos relacionados à disputa eleitoral.” Hoje, o impulsionamento de tais conteúdos é vedado.

VEJA TAMBÉM:

  • Deputado do PT gera críticas por montagem que une Bolsonaro a Vorcaro

  • Gilmar Mendes propõe força-tarefa para identificar deepfakes com IA nas eleições

    Gilmar propõe força-tarefa contra deepfakes nas eleições e acordo com empresas de IA

A legenda contesta a permissão alegando que “toda crítica formulada por pré-candidato à gestão pública, nesse período, é inevitavelmente associada ao pleito vindouro; do contrário, sequer haveria razão para a regulamentação específica das práticas de pré-campanha.”

O PT ainda trata, nas sugestões, da inteligência artificial. A ideia é não apenas proibir o uso nos materiais de campanha, como também inverter o ônus da prova: caberia ao acusado comprovar que a imagem é autêntica, e não ao acusador comprovar sua falsidade. Outra proibição proposta pela legenda é à existência do que chamou de “indústria dos cortes”, que propaga a divulgação de vídeos curtos, em especial trechos de falas de candidatos e pré-candidatos.

O partido deve usar a palavra na audiência desta quarta-feira (4), para defender sua proposta. No mesmo dia, falarão o Republicanos, o PCdoB e o PSD. A participação do PL está prevista para a quinta-feira (5). Após as sugestões, serão redigidas as versões finais das resoluções, que passarão pela votação no plenário do TSE.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence