Filho de Muammar Kadhafi é assassinado na Líbia
Saif al Islam Kadhafi era procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. Ele era considerado possível sucessor de Kadhafi, antes da queda do regime, em 2011
Últimas atualizações em 04/02/2026 – 08:12 Por Redação GNI
Saif al Islam Kadhafi, um dos filhos do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade, foi assassinado nesta terça-feira (3), no oeste da Líbia.
“Ele foi assassinado hoje às 14h […] em Zenten, em sua casa, por um comando de quatro pessoas”, declarou à AFP o advogado francês Marcel Ceccaldi.
Durante muito tempo, Saif al Islam foi considerado um possível sucessor de Muammar Kadhafi, antes da queda do regime, em 2011. À época, tentou se apresentar como moderado e reformista. Essa estratégia ruiu quando prometeu um banho de sangue diante das revoltas contra o governo do pai.
“Por ora, não se sabe” quem são os responsáveis pelo assassinato, disse Ceccaldi. Segundo ele, o último contato com o cliente ocorreu há cerca de três semanas.
O advogado afirmou ainda que soube, há cerca de dez dias, por meio de uma pessoa próxima à vítima, “que havia problemas com a segurança” de Saif al Islam.
Procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade, ele foi detido em 2011 no sul da Líbia por rebeldes. Em 2015, foi condenado à morte após um julgamento sumário, mas posteriormente beneficiado por uma anistia.
Até o anúncio da morte, o paradeiro de Saif al Islam era desconhecido.
MUNDO


A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common