Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Mendonça mantém prisão preventiva do Careca do INSS

Últimas atualizações em 28/01/2026 – 00:29 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa e manteve a prisão preventiva do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

A decisão é sigilosa e foi assinada nesta segunda-feira (26), segundo apuração da CNN Brasil. Os advogados argumentaram que o empresário não representa risco de fuga ou de atrapalhar as investigações.

No entanto, Mendonça considerou que os indícios presentes nos autos indicam que Antunes pode voltar a praticar crimes e atrapalhar as investigações em curso. Ele está preso desde setembro do ano passado no Complexo da Papuda, em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

  • Caiado anuncia filiação ao PSD ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Junior

O Careca do INSS foi alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal para apurar o desconto ilegal em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as investigações, ele seria um dos principais operadores do esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões.

Em setembro de 2025, Antunes negou participação no esquema durante um breve pronunciamento à CPMI do INSS. Na ocasião, ele classificou sua prisão preventiva como “uma medida extremamente grave, baseada em premissa absolutamente equivocada”.

“A minha empresa sempre prestou serviços a associações tendo como destinatário final o aposentado associado, mas sem qualquer ingerência ou responsabilidade sobre os descontos incidentes em seus benefícios previdenciários. Tais descontos eram realizados diretamente pelas associações”, afirmou o empresário.

“Caso algum aposentado tenha sofrido descontos indevidos, a responsabilidade a ser apurada recai sobre as associações que eventualmente promoveram a inclusão dessas pessoas em seus quadros associativos e sem a devida anuência — jamais sobre a minha empresa, que se limitava à prestação de serviços contratados por tais entidades”, acrescentou.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence