Governo Trump corta verba para pesquisa com tecido fetal
Últimas atualizações em 27/01/2026 – 09:11 Por AFP
O governo de Donald Trump cortou neste mês todo o financiamento de pesquisas que utilizam tecido fetal humano derivado de abortos. A medida passa a valer para projetos que antes eram financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês).
De acordo com um comunicado do NIH, a nova proibição põe fim ao apoio a todas as “bolsas, acordos de cooperação, outras concessões de transações e contratos de pesquisa e desenvolvimento”.
Em uma nota separada, o diretor da agência, Jay Bhattacharya, disse que o corte levará os EUA a buscarem alternativas mais conectadas com o avanço da ciência. “Essa decisão visa o avanço da ciência por meio do investimento em tecnologias inovadoras mais capazes de modelar a saúde e as doenças humanas”, afirmou.
Em 2019, durante o primeiro mandato, Trump já havia ordenado uma proibição ao uso de tecido fetal humano em pesquisas, medida que foi revertida por seu sucessor, Joe Biden, em 2021, que restaurou o financiamento e permitiu que cientistas conduzissem pesquisas utilizando tecido humano fruto de abortos para estudar e desenvolver tratamentos para diferentes doenças.
Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

