Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Fachin sinaliza que pode atuar em relação a Toffoli “quando for necessário”

Últimas atualizações em 27/01/2026 – 07:36 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin, disse que as ligações entre o ministro Dias Toffoli e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, dizem respeito a “atos não jurisdicionais”. O magistrado, porém, avisou que pode atuar “quando for necessário”.

“Como presidente do tribunal, não posso antecipar juízo sobre circunstâncias que eventualmente serão apreciadas pelo colegiado. Parte do que foi mencionado envolve atos não jurisdicionais. Mas uma coisa é certa: quando for necessário atuar, eu não vou cruzar os braços. Doa a quem doer”, disse Fachin, em entrevista ao jornal O Globo divulgada nesta terça-feira (27).

O resort Tayayá virou o centro da polêmica que coloca em dúvida as condições de Toffoli de assumir a relatoria do caso Master. A família do ministro fundou o empreendimento e, depois disso, dois irmãos venderam suas partes em um fundo ligado ao cunhado de Vorcaro. As revelações da imprensa se somaram a decisões consideradas atípicas por juristas, como a escolha de peritos e a determinação de que os materiais de prova fossem enviados diretamente à sede do Supremo, e não à Polícia Federal (PF).

VEJA TAMBÉM:

  • Toffoli diminuiu presença em resort de luxo após início de operações da PF em 2025
  • Novo aciona PGR e PF contra Toffoli por atuação no caso Master

Fachin relembra designação de Toffoli por sorteio

Fachin ainda lembrou que Toffoli tornou-se relator do caso Master por meio de sorteio. A Corte sofre críticas nas distribuições por prevenção, que ocorrem quando um ministro recebe a relatoria de um processo por já ter na mesa ações com a mesma temática. O caso mais criticado é o de Alexandre de Moraes, que acabou atraindo para si todos os processos relacionados a supostos atentados à democracia, incluindo o julgamento dos réus dos atos de 8 de janeiro, em Brasília, e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ainda sobre Toffoli, Fachin tratou do procedimento que pode ocorrer para decidir se ele fica ou não na relatoria da ação envolvendo o banco de Vorcaro: “A regra é que eventuais arguições de irregularidade sejam apreciadas pelo colegiado competente, nos termos do regimento interno. Se houver recurso ou irresignação por parte de interessados, essa matéria será submetida ao órgão colegiado correspondente, e o relator apresentará suas razões. O colegiado, então, decidirá. Pela regra, será a Segunda Turma, colegiado do qual o ministro Toffoli faz parte.”

Liquidado pelo Banco Central do Brasil, o banco virou alvo da Operação Compliance, que apura fraudes no sistema financeiro por meio de supostas carteiras de crédito infladas. A instituição oferecia investimentos com juros de 140% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), enquanto o mercado pratica remunerações que giram em torno de 100%.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence