EUA devem devolver Maduro para ser julgado na Venezuela
Últimas atualizações em 27/01/2026 – 18:47 Por AFP
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta terça-feira (27) que o governo dos Estados Unidos precisa mandar de volta à Venezuela o ex-ditador Nicolás Maduro, para que seja julgado por tribunais do país caribenho.
Segundo informações do jornal El Tiempo, o mandatário esquerdista fez o comentário durante um evento em Bogotá, no qual voltou a criticar a operação militar em que Maduro foi capturado por forças americanas no último dia 3.
“A maneira de superar isso [diferenças entre países] não é lançando mísseis contra os pobres. Bombardear Caracas, a terra natal de [Simón] Bolívar”, disse Petro.
“[Os mecanismos judiciais de cada país] são iguais, mas ele [Maduro] precisa ser devolvido e julgado em um tribunal venezuelano, não em um americano”, argumentou o presidente colombiano.
“E por quê? Porque a civilização latino-americana é diferente da civilização anglo-saxônica europeia. Embora também venhamos da Europa”, acrescentou, aparentemente se esquecendo que a Justiça da Venezuela é aparelhada pelo chavismo – inclusive referendou a fraude na eleição presidencial de 2024 que manteve Maduro no poder.
Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram levados para Nova York, onde respondem na Justiça federal americana a acusações de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos.
Após a captura de Maduro, o presidente americano, Donald Trump, sugeriu que também poderia realizar uma operação militar na Colômbia. Em resposta, Petro chamou Trump de “senil” e se disse disposto a “pegar em armas” para defender o país.
Porém, a tensão entre os dois presidentes foi apaziguada após conversarem por telefone no último dia 7 e Petro será recebido por Trump na Casa Branca na próxima terça-feira (3).
Mundo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

