Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

Cristãos vivem medo após Cuba declarar “estado de guerra”

Últimas atualizações em 27/01/2026 – 17:46 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime comunista de Cuba declarou, na última semana, estar em “estado de guerra”, decisão que elevou o clima de insegurança no país e ampliou o medo entre jovens em serviço militar e comunidades cristãs, segundo relatos de líderes religiosos e organizações que acompanham a situação na ilha.

O “estado de guerra” foi aprovado durante uma reunião do Conselho de Defesa Nacional, órgão responsável por assumir o controle do país em situações de desastres naturais ou conflitos armados. Conforme informado pelos veículos estatais, os planos adotados se baseiam no conceito de “Guerra de Todo o Povo”, doutrina que prevê a mobilização ampla da população diante de uma eventual agressão externa.

Segundo a organização Portas Abertas, que monitora a perseguição contra cristãos no mundo, o anúncio aprofundou um cenário já marcado por escassez de alimentos, falta de medicamentos, apagões frequentes e dificuldades de acesso a serviços básicos. Conforme relatos reunidos pela entidade, jovens convocados para o serviço militar estão vivendo neste momento sob forte pressão e medo constante.

Um pastor cubano ouvido pela Portas Abertas, afirmou que “os jovens que estão atualmente no serviço militar estão com medo. Ninguém está preparado para uma guerra. No entanto, eles são obrigados, segundo as autoridades, a defender a revolução”. Segundo o líder religioso, muitos desses jovens permanecem confinados sem condições adequadas ou recursos essenciais.

De acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2026, feita pela Portas Abertas, Cuba ocupa a 24ª posição entre os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos no mundo e é considerado o mais perigoso da América Latina para a prática da fé cristã. A entidade afirma que o “estado de guerra” torna esse grupo ainda mais vulnerável, em meio à vigilância estatal e às restrições impostas às igrejas.

Dois integrantes da equipe da Portas Abertas na América Latina, que não tiveram seus nomes divulgados, passaram vários dias em Cuba avaliando recentemente a situação das comunidades cristãs. Segundo um deles, “o que encontramos foi uma realidade dura, de pobreza sistêmica, vigilância constante e igrejas que se agarram à fé em meio às dificuldades”. A equipe relatou ter ouvido testemunhos de cerca de dez pastores e líderes locais.

A declaração do “estado de guerra” ocorre em um contexto de aumento da tensão entre Havana e Washington. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, autoridades do governo dos Estados Unidos avaliam que o regime cubano se tornou mais frágil após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, aliado de Cuba. O presidente americano Donald Trump chegou a afirmar publicamente que sugeria aos líderes cubanos que “fizessem um acordo antes que fosse tarde demais”. O jornal citou que Cuba neste momento é vista como próximo alvo do governo Trump na América Latina.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
Canal no Telegram: https://t.me/GrupodeNoticiasInternacionais
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence