Conectando você ao Brasil e ao mundo desde 2010

‘Chega de ordens de Washington’, diz ditadora da Venezuela

Delcy Rodríguez afirma que está 'farta' da pressão dos EUA e pede que os venezuelanos resolvam seus conflitos sem interferência estrangeira

Últimas atualizações em 26/01/2026 – 14:35 Por Redação GNI

A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste domingo (25) que está “farta” das ordens vindas de Washington, em referência à pressão exercida pelos Estados Unidos desde a captura de Nicolás Maduro.

“Chega de ordens de Washington sobre os políticos na Venezuela. Deixemos que a política venezuelana resolva nossas diferenças e conflitos internos. Chega de potências estrangeiras”, declarou Rodríguez durante um discurso a trabalhadores do setor petrolífero no estado de Anzoátegui, no leste do país.

Após a derrubada de Maduro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o governo interino de Rodríguez estaria sob tutela americana. Segundo a Casa Branca, os EUA passaram a controlar o petróleo venezuelano. Na ocasião, Trump e Rodríguez chegaram a conversar por telefone.

“Falamos sobre muitas coisas, e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, disse Trump à época. “E ela é uma pessoa incrível. Quero dizer, é alguém com quem temos trabalhado muito bem.”

Em entrevista à revista The Atlantic, o presidente americano afirmou que Rodríguez pagará um “preço muito alto” caso não coopere com os Estados Unidos. Segundo ele, o custo dos próximos passos da presidente interina pode ser ainda maior do que os de Maduro.

“Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, declarou.

Segundo o The New York Times, semanas antes da operação que resultou na captura de Maduro, autoridades dos EUA já haviam decidido que o nome de Delcy Rodríguez seria “aceitável”, ao menos de forma temporária.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence